agenda.jpg

AGENDA DE OUTUBRO

Clique nas datas para obter

mais informações sobre os eventos  

 

 

ATO EM DEFESA DO IENSA 

A instituição, que funciona como creche do município de Queimados há mais de 10 (dez) anos, está sofrendo com atrasos do repasse de verbas. Como consequência, funcionários estão sem receber os salários e há a possibilidade de interrupção momentânea do serviço. O IENSA é uma instituição beneficente e, ainda assim, tenta se manter com as verbas da prefeitura e pequenas doações que recebe. Em 2017, a prefeitura de Queimados informou ser necessária a participação da instituição em uma chamada pública para firmamento de convênio e, consequentemente, prosseguir com os trabalhos. O IENSA, até dezembro daquele ano, firmou contrato com o município e iniciou a prestação do serviço no início de 2018. Entretanto, a prefeitura impôs uma série de dificuldades à celebração do convênio, descredenciando a creche para a renovação do mesmo em agosto de 2018. Há mais de nove meses a creche vem trabalhando e prestando tal serviço à cidade sem receber qualquer contrapartida da prefeitura, embora o município venha recebendo os repasses do FUNDEB, o faz, repassando valor menor do que o enviado pelo MEC (cerca de 50% menos).

LOCAL: Pça dos Eucaliptos, Queimados 

 

V CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

“A violência contra mulheres, gays, lésbicas e transexuais”. Palestrantes: Renata Saavedra, jornalista e doutora pela ECO-UFRJ; Vicky Regia, jornalista, feminista e ativista negra e LGBT ; e Indianare Siqueira, ativista e militante trans e idealizadora do projeto PreparaNem. Mediação: Lilian Barbosa, assistente social, pós-graduanda do Nepp-DH e integrante do Coletivo de Mulheres da Escola de Serviço Social da UFRJ, do Coletivo de Negras e Negros da ESS-UFRJ Dona Ivone Lara e do Coletivo de Mulheres Afroindigena Zacimbagaba.

(Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook)

 

EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME "VAI CAIR MAIS TERRA" 

Os diretores ingleses Sam Liebmann e Lee Mckarkiel estarão em São Paulo e no Rio de Janeiro para uma série de exibições do filme More Earth Will Fall – Vai Cair Mais Terra e o Fórum Grita Baixada foi convidado para ser um dos parceiros para a exibição e debate sobre o filme. Enfrentando as dificuldades da vida em uma das favelas cariocas mais violentas, Vai Cair Mais Terra é a história universal do amor entre uma família e sua dolorosa luta por uma vida melhor. Com acesso particularmente exclusivo ao longo de seis anos, este documentário oferece uma visão rara e transparente do que é a vida para os que estão impotentes morando no meio da pobreza e da violência no Brasil.

Local: Centro de Formação de Líderes de Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipólito, 8 – Moquetá (Nova Iguaçu) ao lado do SESC).

SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA (1): PANORAMA DOS DIREITOS NA BAIXADA FLUMINENSE

Local: UFFRJ, campus Nova Iguaçu

 

PROGRAMAÇÃO: 

08/10 (Segunda-feira)

15h - Minicurso: “Infância, Juventude e Direitos Humanos.”
15h - Oficina: “Mãos que falam, olhos que ouvem: A importância da Libras na inclusão social do surdo.”
18h - Abertura e Solenidade com CAped e coordenação geral.
19h - Mesa: Panorama dos Direitos Humanos na Baixada Fluminense

09/10 (Terça-feira) 

9h - Cine-debate: “Projeto Flórida”
14h - Exibição do Documentário: “Nossos Mortos têm voz”
16h - Apresentação de trabalhos 
18h - Mesa: Educação como direito 

10/10 (Quarta-feira) 

13h - Oficina de Letramento
15h - Cine-Debate
19h - Mesa: Educação e o combate ás opressões - Discursos de resistência

11/10 (Quinta-feira)

15h - Roda de conversa: Literatura como Direito Humano 
16:30h - Oficina de Fanzine

18h - Atividade Cultural (SLAM)
 

SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA DA UFRRJ (2): "Educação e Direitos Humanos: É possível educar num cenário de barbárie?

Seguido de exibição e cine-debate com o documentário “Nossos Mortos Têm Voz”

Local: UFFRJ, campus Nova Iguaçu 

V CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

Encarceramento e adolescentes em conflito com a lei”. Professores: Eduardo Caon (TV Degase), Lívia Vidal, assistente social e mestre em Educação, e Marcelo Biar, historiador e professor no Sistema Prisional. Mediação: Vanusa Maria de Melo, professora e mestra em Educação pela PUC-Rio.

(Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook)

REUNIÃO DE COORDENAÇÃO DO FÓRUM GRITA BAIXADA

Local: CENFOR - Rua Dom Adriano Hipólito, 8 – Moquetá

EXIBIÇÃO DO FILME NOSSOS MORTOS TÊM VOZ

Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu

V CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

Tema: “Comunicação comunitária e outras narrativas”. Palestrantes: Cláudia Santiago Gianotti, jornalista e coordenadora do NPC; Fábio Leon, jornalista do Fórum Grita Baixada; Gizele Martins, jornalista e comunicadora popular da Maré; Guilherme Pimentel, coordenador do Defezap; Hélio Euclides, jornalista Redes da Maré; Iara Moura, jornalista do Coletivo Intervozes; Lana Souza, comunicadora do Coletivo Papo Reto; Michele Silva, jornalista do jornal Fala Roça; Naldinho Lourenço, fotógrafo e comunicador popular; Nilton José dos Reis Rocha, do Coletivo Magnífica Mundi/UFG e movimentos sociais vinculados parceiros; Tatiana Lima, professora da UFRRJ. Mediadora: Thaís Cavalcante, jornalista e co-criadora do Portal Favela em Pauta. (Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook)