REUNIÇAO LAGOINHA 08-02-18.png

09 de fevereiro

Agenda cheia em Lagoinha

Articuladora territorial Lorene Maia se reúne com representantes do núcleo. Programação vai incluir cine debate, piquenique cartográfico e eventos para as mulheres da comunidade.   

 

Texto: Lorene Maia, 

Foto: Taís Côgo.

 

Na primeira reunião do núcleo Lagoinha do Fórum Grita Baixada para planejamento da agenda de 2018, ocorrida na última quarta-feira (07/02), as integrantes do núcleo Taís Côgo, Taiza Vasconcellos e Vanúsia Amaral vieram ao Centro de Formação de Líderes (CENFOR) em Moquetá para pensar, em conjunto com a articuladora territorial do FGB Lorene Maia, possíveis atividades a serem desenvolvidas no bairro de Lagoinha, em Nova Iguaçu.

 

A articuladora Lorene Maia explicou que a ideia de planejar uma agenda anual para os núcleos do FGB tem por objetivos antecipar as articulações para as atividades nos territórios e, ainda, uma maior adequação à forma de trabalhar dos núcleos, buscando sempre unir às temáticas trabalhadas por cada grupo aos objetivos do Fórum Grita Baixada - a segurança pública e os direitos humanos – na Baixada Fluminense.

 

As integrantes do núcleo Lagoinha reafirmaram a intenção do grupo em trabalhar a temática do acesso à educação. Dessa maneira a agenda 2018 do núcleo Lagoinha foi definida com as seguintes atividades:

 

- 17 de março: Roda de conversa e café da manhã entre as mulheres de Lagoinha (em virtude do 8 de março e pela valorização das mulheres);

 

- 19 de maio: Evento “Lutas e Rimas” (artes marciais, poesia e batalha de rap/rimas);

 

- 18 de agosto: Cine Debate

 

- 20 de outubro: Piquenique Cartográfico (com Caminhada com crianças pelo bairro Lagoinha para fotografar e mapear locais afetivos para a confecção de uma cartografia para expor na ação social com data ainda a ser combinada).

 

A reunião terminou por volta das 16:30 com um café e bate-papo acerca das dificuldades enfrentadas no Bairro e na Baixada-Fluminense. As integrantes ainda pretendem validar as atividades e as datas com os demais integrantes do núcleo de Lagoinha.

 

Ao final, todo o grupo se encaminhou conjuntamente para uma reunião no Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), subsede Nova Iguaçu, que teve por objetivo discutir a organização de um encontro de mulheres na cidade no mês da mulher, em março.