Núcleo FGB em Lagoinha exibe documentário “O Custo da Oportunidade”

seguido de debate com jovens da região 

 

20170729 CINEDEBATE 7.jpg

No último sábado, 29 de julho, vários membros do núcleo Lagoinha do Fórum Grita Baixada participaram do Cine Denate no CIEP 188, em Nova Iguaçu. Ali foi exibido o documentário “O custo da oportunidade”, produzido e dirigido pelo rapper Dudu de Morro Agudo e roteirizado pela estudante da universidade de DUKE Stephanie Reist, que conta a trajetória de alguns estudantes do Instituto Multidisciplinar – UFRRJ e de seus familiares, desde a realidade socioeconômica e o acesso à universidade.

 

O público participante mesclou adultos, jovens e crianças. Destaque para a participação dos bombeiros civis mirins que fazem parte do projeto social coordenado pela União dos Bombeiros Civis e Amigos do Estado do RJ (UBCAERJ). Os jovens e adolescentes ficaram empolgados com a presença da norte-americana Stephanie Reist. Após a exibição do filme, houve o debate e muitos refletiram sobre as perguntas feitas pela norte-americana: “Quem de vocês querem cursar o ensino superior? Vocês têm irmãos que estudam na universidade? Acham importante acessar ou sabem a diferença entre uma universidade pública e privada?”, - questionou Stephanie valorizando a importância da população periférica ocupar os espaços das universidades.

 

O articulador do Fórum Grita Baixada, Douglas Almeida, fez um elo entre a trajetória de vida dos entrevistados no documentário com os próprios jovens presentes, principalmente destacando as dificuldades que cada um enfrenta em relação a violência e outros problemas visíveis como falta de infraestrutura urbana. Apontou, também, a importância de um cenário nacional que favoreça os mais pobres ao acesso à universidade pública. “Não é uma questão única de mérito” – afirmou Almeida. Tião Santos, coordenador do Viva Rio, ressaltou que todos devem buscar incessantemente o conhecimento. “Vocês estão com fome. Tem um lanche que faremos após o debate, mas temos também que ter fome de conhecimento” – disse Santos.

 

Silvana Francisco, participante do núcleo, falou da sua trajetória e disse que mesmo sendo pobre e moradora da periferia de Nova Iguaçu sempre buscou seus sonhos e vê na educação o caminho e exemplo para a juventude de Lagoinha. “Se inspirem em bons exemplos da nossa comunidade, eles existem, e contribuem para a transformação desse território” – apontou Silvana. O bombeiro civil Edivaldo Anchieta disse ficar grato pela oportunidade de estar no núcleo Lagoinha e reforçou o convite para os alunos do projeto UBCAERJ: “Vocês são moradores desse bairro, vocês vivem essa realidade, vocês devem ser os protagonistas desse território e transformá-lo, o potencial de mudança é de vocês!”

 

O evento reuniu cerca de 60 pessoas e foi mais um passo para o fortalecimento do núcleo em Lagoinha que já vem se organizando desde o início do ano, na busca da superação de graves problemas existentes no bairro, sobretudo dialogando com a juventude que hoje é refém da violência e da não garantia de direitos.