CDHNI e FGB articulam primeiro curso sobre Direitos Humanos na Baixada, ministrado pela Defensoria Pública do Estado

DP3.jpg

O Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDHNI), em parceria com o Fórum Grita Baixada, e em colaboração com a prefeitura de Belford Roxo, trouxeram pela primeira vez para a Baixada Fluminense, o curso Defensores da Paz. Na aula inaugural, ocorrida no último sábado (5/8), na Casa de Cultura de Belford Roxo, os promotores Danielle Vitagliano, coordenadora geral de programas institucionais e Fabio Amado, do Núcleo de Direitos Humanos, ambos da Defensoria Pública do Estado, anunciaram que cerca de 70 pessoas já haviam se inscrito e outras 30 vagas ainda estavam à disposição para os interessados.

 

Dividido em módulos, o curso terá a duração de 20 sábados, começando 19 de agosto e terminando em 8 de dezembro. Aulas sobre Direitos Humanos, Sistema de Justiça, Métodos de Solução de Conflitos, Direitos da Criança e do Adolescente, dentre tantos outros, farão parte de uma grade de qualificação visando a formação de pessoas capazes de articular e protagonizar lutas por direitos, caso se sintam violados. “Detectamos essa necessidade de fomentar agentes multiplicadores de direitos, ainda mais considerando que as pessoas estão se sentindo muito alijadas com tantas perdas políticas em seu cotidiano. Com essas informações básicas, elas podem ter instrumentos para levar a outras pessoas as formas legais e constitucionais para a resolução das questões apresentadas no curso”, disse Danielle.

 

Fabio Amado diz que o curso é quase uma pós-graduação e que a ideia nasceu após a morte do menino Eduardo, assassinado numa operação policial, em 2015, no Complexo do Alemão. “Ao me deparar o quanto a população vulnerável é completamente desprovida de como agir em casos de violações graves de direitos, achamos quer seria urgente a criação de um curso. Desde então, vem essa inquietação em transmitir para o maior número possível de pessoas um conteúdo jurídico essencial.”, explicou Fabio, que não descarta a possibilidade de se formar uma Associação com os formandos do curso, contando com todo o amparo jurídico e legal para seu funcionamento.

 

Antes do encerramento da aula inaugural, a representante do Núcleo Belford Roxo do Fórum Grita Baixada, Suely Gava, ressaltou a importância que esse curso representa para a construção da cidadania. “É importante que vocês participem até o final desse curso. Essa paz precisa ser construída todos os dias”. Em seguida, padre Geraldo Magalhães, da Diocese de Nova Iguaçu, fez uma pequena prece baseada na Oração do Bom Pastor.

DP2.jpg