28 de fevereiro (matéria atualizada) 

Documentário “Nossos Mortos Têm Voz” tem estreia marcada no Cine Odeon  

 

Bateu-se o martelo. É no dia 27 de março de 2018 a estreia do curta documentário "Nossos Mortos Têm Voz". O evento de estreia do filme acontecerá no Cine Odeon, localizado na Praça Floriano, nº 7 - Cinelândia, centro do Rio.  

 

A exibição do filme começa às 18:30h e, em seguida, haverá um debate com a presença dos diretores do filme, representantes do Fórum Grita Baixada, do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, e representantes da Rede de Mães e Familiares da Baixada Fluminense - RJ algumas delas protagonistas do filme.



A escolha da data de estreia do filme busca dialogar e contribuir com a luta de mães e familiares vítimas da Chacina da Baixada por memória e justiça. No dia 31 de março de 2005, policiais do Estado do Rio de Janeiro assassinaram 29 pessoas, em Queimados e Nova Iguaçu. 

Sinopse
A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, mas não se limitando à crueza da violência praticada, o documentário pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros.

 

Se você quer conhecer um pouco mais sobre essas histórias de luta e coragem, veja matéria produzia pela repórter Cintia Cruz do Jornal Extra sobre o filme

Ficha Técnica

Direção
Fernando Sousa & Gabriel Barbosa


Argumento e roteiro
Fernando Sousa & Gabriel Barbosa


Produção
Gabriel Barbosa


Pesquisa
Terine Husek
Vinicius Santiago


Direção de fotografia
Luis Felipe Romano


Câmeras
Debora Indio do Brasil
Jorge Bernardo
Karima Shehata
Luis felipe Romano


Som direto
Vilson Almeida
Montagem
Debora Indio do Brasil


Assistente de edição 
Lucas Vieira
Designer
Luiza Chamma


Música: “MÃE” 
AutoresEmicida, Dj Duh, Dona Jacira, Renan Inquérito
Intérprete: Emicida, Anna Tréa, Dona Jacira
Gravadora: Laboratório Fantasma
Fonograma gentilmente cedido pelo Laboratório Fantasma


Realização
Quiprocó Filmes


Co-produção
Arpoador Comunica Filmes


Apresentação
Fórum Grita Baixada
Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu


Apoio
Casa Fluminense
Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência
Heinrich-Böll-Stiftung
 

 

Patrocínio 

Misereor 

Fundo Brasil de Direitos Humanos

 

*Entrada Gratuíta, sujeita a lotação 

Trilogia da memória

O documentário "Nossos Mortos Têm Voz" é o segundo filme da "Trilogia da Memória", da qual fazem parte os documentários "Nossos Sagrado" e "Entroncamentos". Enquanto dimensão incontornável da nossa humanidade, a memória não só nos define como também constrói nossa experiência social. A luta contra o esquecimento é a luta contra a morte, o fenecimento. Na "Trilogia da Memória", ela aparece como um instrumento de resistência contra o Estado que, de forma violenta, insiste em apagar as memórias de pessoas e lugares. Recontar a história a partir da narrativa não oficial é o passo fundamental para a transformação do presente e do futuro. A narrativa da memória é a arma com a qual buscamos continuar contando (para nós mesmos) quem somos. 

 

VEJA TRAILER PROMOCIONAL DO DOCUMENTÁRIO

NOSSOS MORTOS TÊM VOZ.png