Reunião Coordenação 02-12.jpeg

04 de dezembro

Instituições parceiras do FGB desejam maior aproximação com jovens

Grupos de trabalho foram montados na última reunião da Coordenação Ampliada do Fórum Grita Baixada nesse fim de semana. Além de maior interação com juventude negra de comunidades pobres, outras estratégias foram propostas para 2018 e ainda estão em vias de aprovação por todo o grupo.  

 

A Coordenação Ampliada do Fórum Grita Baixada, formada por representantes de várias instituições e coletivos parceiros (Casa Fluminense, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Conselho Regional de Psicologia, Visão Mundial, Diocese de Duque de Caxias, Fórum Estadual pelos Direitos da Criança e do Adolescente e Rede de Advogados Ativistas da Baixada Fluminense) e reuniu na manhã desse sábado (02/12), no Centro de Formação de Líderes, em Moquetá, para montar o planejamento estratégico de 2018-2019.   

 

Para isso, houve uma divisão de tarefas e de grupos para sistematizar possíveis saltos de qualidade,  identificar novas estratégias a serem desenvolvidas no próximo biênio e formalizar novas parcerias,  considerando todos os desafios que projetos sociais como esse costumam ter pela frente.

 

Dessa forma, foram pontuados os eixos a serem desenvolvidos. Um tema em especial foi unânime entre os três grupos formados para a avaliação de planejamento: a juventude. Não é nenhuma novidade, já que ao longo de 2017, o Fórum Grita Baixada, através das parcerias com os núcleos em diversos eventos e dinâmicas pedagógicas (como as oficinas de cartografia social, inclusive ministradas em escolas públicas em territórios periféricos da Baixada) contou com intensa colaboração e ou participação dos jovens dessas comunidades. A diferença é que, agora, com a deliberação dos grupos de avaliação, haverá um calendário com maior centralidade a essa parcela da população que é, segundo os mais variados dados estatísticos e pesquisas, a mais vulnerável em termos de exposição a todo o tipo de violência.

 

Assim sendo foram pensadas as seguintes estratégias para a juventude em 2018

 

  • Maior aproximação com igrejas (em especial com a Pastoral da Juventude) e escolas nos territórios para atividades de incidência política através da metodologia pedagógica.

 

  • Elaborar uma metodologia de aproximação para que os jovens passem a fomentar maior compromisso de colaboração com as atividades do FGB nos núcleos.

 

  • Fortificar a participação dos jovens, através de uma escuta qualificada, de forma que eles se sintam mais identificados com a institucionalidade do Fórum Grita Baixada. Proposição de pautas através de seus pontos de vista, por exemplo.

 

  • Investir na formatação de eventos culturais para a juventude como estratégia de incidência política

 

  • Auxílio financeiro para deslocamento e alimentação caso os eventos, reuniões, etc, forem distantes ou ocupem muitas horas ao longo do dia.

 

  • Chamar mais jovens para integrarem a Coordenação Ampliada do FGB

 

  • Ampliar o diálogo com jovens de outras religiões.
Reunião coordenação 02-12 3.jpg