Queimados mês da mulher.jpg

16 de março

Mês da Mulher em Queimados  

Núcleo do FGB apoia atividades sobre a pauta feminina. Dentre as ações está prevista para o dia 24, realização de oficina de

shampoo caseiro, confeccionado a partir de plantas medicinais.

 

 

Texto e foto: Lorene Maia, articuladora de territórios do Fórum Grita Baixada

 

Como parte das comemorações e reflexões no mês da mulher, o Fórum Grita Baixada, por meio do “Núcleo FGB Queimados”, está apoiando a realização de diversas atividades na cidade.

 

A primeira delas aconteceu no dia 08 de março, pela manhã. Uma ação pontual na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro) lembrando o “Dia da Mulher”, já que a ação social em parceria com a Prefeitura, marcada para o dia, havia sido cancelada por causa das fortes chuvas no município. Na ocasião, o Núcleo Queimados do Fórum Grita Baixada, em conjunto com o Movimento de Mulheres de Queimados, panfletou sobre a atuação do grupo e também distribuiu o “Manifesto Popular” produzido no último seminário sobre violência e segurança pública (ocorrido em outubro) na cidade. O Movimento de Mulheres distribuiu livros sobre a saúde da mulher e outras questões que afetam a vida feminina. Neste mesmo dia, a noite, ocorreu na Paróquia São Francisco de Assis a roda de conversa “Eu Nasci Assim” promovida pelo grupo Raízes e pelo Movimento de Mulheres de Queimados com a presença do Núcleo Queimados do FGB que ajudou a fomentar as discussões sobre como a mulher é afetada por várias situações cotidianas.

 

No dia 10 de março, pela manhã, o Núcleo FGB Queimados ajudou a realizar, em conjunto com o Movimento de Mulheres de Queimados e a Pastoral da Criança, uma oficina na Paróquia São Francisco de Assis, com o tema “Plantas Medicinais”, voltada para as mulheres. Sônia Martins, da Comissão Pastoral da Terra,  liderou a confecção de uma pomada natural, confeccionada com ervas e material coletado nas casas das participantes. A Pastoral da Criança cuidou do entretenimento das crianças levadas por suas mães e do lanche de todo o grupo. No decorrer da oficina, além da pomada, foram ensinadas as diversas propriedades de cada planta, aproveitando a troca de saberes entre as oficineiras e convidadas presentes. À noite, foi realizada na Paróquia São Francisco de Assis a “Missa da Mulher”. Parte da reflexão do evento esteve voltada a violência contra a mulher na Baixada e no município de Queimados.

 

No dia 24 de março outra agenda está programada para fechar as atividades do mês da mulher em Queimados. A proposta é a realização de uma oficina de shampoo caseiro, confeccionado a partir de plantas medicinais, no bairro conhecido como Pedreira. A demanda partiu das mulheres que utilizam a receita para tratar dos filhos. A oportunidade também será aproveitada para pautar, de forma sutil, outras questões que atingem as mulheres.  Uma realização do movimento de mulheres de Queimados apoiada pelo Núcleo do FGB Queimados.