Pesquisadores Baixada.png

13 de março de 2020

Pesquisa sobre Duque de Caxias vai para Wikifavelas

Indicação de trabalho sobre costureiras ganhou reconhecimento depois de publicação de reportagem do Fórum Grita Baixada em parceria com o site de notícias Rio On Watch 

 

Imagens: Arquivo Pessoal e Assessoria de Comunicação da Câmara dos Deputados 

 

No dia 19 de fevereiro, Fórum Grita Baixada, em parceria editorial com o site de notícias Rio On Watch, realizou uma reportagem com cinco pesquisadores acadêmicos nascidos e criados na Baixada Fluminense. Dentre eles, estava Vanusa Rodrigues da Silva (foto acima), mestre pela escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que desenvolveu sua dissertação, intitulada “Coser: proposta de coworking social de costura para mulheres de Duque de Caxias”, um olhar cuidadoso para o trabalho das costureiras da região que prevê a criação de um espaço de trabalho compartilhado que possa atender grupos de mulheres dessa profissão.

 

Dias depois, a reportagem chegou ao conhecimento de Sônia Fleury, coordenadora do “WikiFavelas Dicionário Marielle Franco” uma plataforma de informações em forma de verbetes (textos que explicam um tema ou categoria), similar a famosa enciclopédia virtual e que foi batizada, em forma de homenagem, com o nome da vereadora assassinada em 14 de março de 2018. Marielle nasceu e foi criada no Complexo da Maré. O banco de dados foi desenvolvido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (ICICT/Fiocruz), por meio da articulação de uma rede de parceiros que já se dedicam a este tema, tanto na academia quanto nas instituições produtoras de conhecimentos existentes nas próprias favelas e em outras periferias. 

 

Após ler a reportagem, Sônia conversou com o Fórum Grita Baixada sobre as razões que determinaram a escolha da pesquisa de Vanusa em fazer parte do Wikifavelas. “É uma pesquisa que visa investir e valorizar uma identidade e economia específicas, nesse caso, Duque de Caxias. Uma das ideias do Wikifavelas é que experiências e vivências possam ser narradas para possibilitar uma discussão entre pesquisadores acadêmicos e a população local”, diz a coordenadora.

 

Sônia Fleury também afirma que o projeto vem alcançando uma projeção bem acima do esperado. A ideia inicial era que o site agrupasse 150 verbetes em um período de 3 anos. Hoje, passado 1 ano, cerca de 400 deles encontram-se à disposição dos internautas. “Isso representa uma aceitação muito grande”, diz a pesquisadora.      

Sonia Fleury.png

A coordenadora do Wikifavelas, Sônia Fleury