Violência e segurança pública

são debatidos em Queimados

16 de julho
Fórum Grita Baixada_Reunião Queimados 4.jpg

O Fórum Grita Baixada realizou, na noite da última segunda-feira (17), na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Centro de Queimados, uma reunião com a sociedade civil para debater as inquietações acerca da violência e quais ações a sociedade poderia reivindicar ao poder público para a formulação de políticas de segurança na região. Foi uma conversa marcada pela heterogeneidade das representações: cerca de 35 pessoas entre políticos, professores, ativistas, religiosos, ONG´s e até duas empresas de comunicação locais se fizeram presentes. Uma delas, a Rádio Novos Rumos, disponibilizou seu equipamento para uma transmissão ao vivo em parte da reunião.

 

O articulador do FGB, Douglas Almeida, propôs ao grupo que fosse produzido um diagnóstico atualizado sobre as problemáticas em discussão. O número de assaltos e roubo de carros na cidade foram uma preocupação quase imediata, além de atividades de grupos paramilitares que poderiam estar contribuindo para o aumento de homicídios na cidade.

 

Ismael Lopes, proprietário do Portal Queimados, disse que a cidade, através de relatório produzido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) já é considerada a mais violenta do país. Citando reportagem produzida no próprio Portal, disse que os índices de letalidade seguem uma fórmula simples, porém cruel. “Aqui em Queimados são registradas 20 mortes por mês. Em Belford Roxo, 26, Duque de Caxias, 29. Mas estamos falando de cidades que são três, quatro vezes maiores que Queimados em extensão populacional”, explica Lopes.

Embora os assuntos em pauta fossem notórios em sua gravidade, o grupo se entusiasmou com o histórico de atividades e lutas do Fórum Grita Baixada e, a partir desse reconhecimento, construiu-se coletivamente a possibilidade de Queimados abrigar mais um núcleo representativo do FGB.

 

Como encaminhamento, surgiu a necessidade de se montar um seminário sobre violência e segurança pública, em data ainda a ser definida. Foi criada uma comissão para montar uma proposta de seminário e apresenta-la no próximo encontro. Ficou acordado que mais esforços seriam criados para que se convidassem mais integrantes de movimentos negros, mulheres e, principalmente, a juventude queimadense. A próxima reunião organizada pelo FGB acontecerá em 17 de agosto.