VISTA SETAN 3.jpg

O assessor de Direitos Humanos, da Misereror, Stefan Ofteringer ( de camisa branca), em visita aos projetos sociais financiados no Brasil, incluindo o Fórum Grita Baixada. 


10 de setembro 

Seis meses em dois dias 

Representante da organização Misereor, financiadora do projeto Fórum Grita Baixada, visita escritório do FGB

e participa de reuniões estratégicas sobre balanço de atividades do projeto e análise de conjuntura da região.  

 

Stefan Ofteringer, assessor de direitos humanos da Misereor, organização com sede na Alemanha que financia projetos sociais, entidades ligadas à Igreja Católica, organizações não governamentais, movimentos sociais e institutos de investigação em vários países no mundo, incluindo o Brasil, visitou há algumas semanas, o escritório do Fórum Grita Baixada, no Centro de Formação em Moquetá.

 

Durante a sua estada, que durou dois dias, participou de duas reuniões, com a executiva e a coordenação do FGB. Nelas, recebeu uma devolutiva de todos os trabalhos realizados nos últimos 6 meses de desenvolvimento do projeto, além de escutar uma análise de conjuntura, especialmente sobre os novos núcleos territoriais. Ofteringer também realizou uma oficina de planejamento estratégico e de monitoramento metodológico para a coordenação do FGB.

 

“Essa é minha terceira visita a Nova Iguaçu. Temos um processo de diálogo que consideramos interessante para nós, da Misereor, e o Fórum Grita Baixada. É uma experiência importante e uma aprendizagem para mim também. Nos perguntamos frequentemente que mudanças podemos esperar dessa proposta, quais mudanças concretas podem ser feitas no contexto das formas de repressão. Como podemos traduzir o trabalho em mudanças concretas. Acho que o Fórum tem tido um processo muito interessante nesse processo”, declarou Ofteringer.

 

Adriano de Araújo, coordenador do Fórum Grita Baixada, afirmou que as instituições percebem um momento novo para o Fórum. Que ele está vivo, pulsante e se tornando uma referência entre a mídia que trabalha com a temática dos Direitos Humanos. Ele teceu comentários sobre a criação e implantação da Frente Intermunicipal pela Valorização da Vida , o Seminário de Segurança Pública e Cidadania de Queimados duas iniciativas que estão obtendo repercussão.

 

Na reunião com o resto da coordenação, Fransérgio Goulart, assessor político do CDH, pontou outras ações em parceria com o Fórum Grita Baixada como o Lançamento do Projeto de Litigância Estratégica  e Seminário de Política sobre Drogas . Este último irá acontecer no próximo dia 26 de outubro.

 

Ele explicou que o número de núcleos extrapolou de forma positiva a previsão estabelecida no contrato do projeto. Com inicialmente dois (Lagoinha, em Nova Iguaçu, e Bom Pastor, em Belford Roxo) agora o Fórum Grita Baixada seria composto por mais quatro núcleos: Queimados, Nilópolis, além de Imbariê e Jardim Gramacho (estas duas localidades em Duque de Caxias).

Yolanda Florentino, coordenadora do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDH) e membro da coordenação do FGB, disse que a escolha da equipe para a composição do Fórum foi acertada. “Reforçamos os papeis do CDH, do Fórum e da própria Diocese em termos de articulação. Há uma grande soma de esforços. Trabalhamos em dois eixos: incidência e articulação. A equipe tem uma complementação bem satisfatória tanto entre o CDH e FGB”, explicou Yolanda.

 

 

VISTA SETEFAN 2.jpg