WhatsApp Image 2022-09-08 at 23.01.29.jpeg


13 de setembro de 2022

Institucional

Começa essa semana o 9º Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos

Pelo quinto ano consecutivo, desde 2017, Fórum Grita Baixada se junta a organizações para a construção de um dos eventos acadêmicos mais importantes do Rio de Janeiro.

 

Organizado desde 2013 pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (NEPP-DH) da UFRJ, o curso tem como proposta refletir acerca das representações de violência em seus recortes de classe, gênero e étnico-racial, assim como propor alternativas a elas. O objetivo é atuar como espaço de diálogo horizontal entre a universidade e o grande público, dando prioridade a moradores de favelas e periferias, comunicadores populares, lideranças comunitárias, integrantes de movimentos sociais e profissionais com atuação nesses territórios.

 

Para o coordenador executivo do Fórum Grita Baixada, Adriano de Araujo, participar mais uma vez do curso de extensão é motivo de orgulho para o FGB em contribuir nesta parceria com a UFRJ.

 

 -"Acreditamos que o debate sobre a mídia, a violência e os direitos humanos são fundamentais na desconstrução nos discursos desumanizantes, racistas e aporofóbicos e sexistas", disse o coordenador. 

 

Pedro Barreto, coordenador geral do curso de extensão, disse que as aulas são uma forma de sempre quebrar os muros da academia, já que a universidade historicamente sempre foi uma instituição elitista no Brasil. 

 

- "Como curso de extensão, é uma forma de dialogarmos mais diretamente com a sociedade. Nossa intenção é promover uma troca de conhecimentos tanto horizontal quanto vertical. Nós não queremos apenas transmitir o conhecimento produzido na universidade. Queremos receber essa produção de conhecimento por parte dos atores e atrizes envolvidos(as), especialmente moradores de favelas e outras periferias", afirma Barreto. 

 

Para a conferência inaugural de sua nona edição, a convidada é a professora Márcia Mura, arte-educadora, escritora e pesquisadora indígena. Autora dos livros “O espaço lembrado - Experiência de Vida em Seringais da Amazônia” (Edua, 2012), “Curumim do Rio Machado” (formato PDF), entre outros. A conferencista recebeu o Prêmio de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura, em 2010. Márcia faz parte do Coletivo Mura, do Instituto Madeira Vivo, e atua como pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral e também compõe o grupo de pesquisa Wayrakuna, formado por mulheres indígenas. Está envolvida nos movimentos indígenas no Território Pindorama e na Abya Yala. Empenha-se intensamente na recuperação de corpos/territórios/espíritos Mura no Baixo Madeira/RO.

 

No formato de mesas temáticas e aulas expositivas, os encontros são realizados por professores, pesquisadores, ativistas e demais especialistas. Os alunos serão estimulados a refletir e debater sobre os assuntos abordados. Esse ano, o curso contará com oito aulas, além de conferência inaugural e aula de encerramento. Quem não conseguiu se inscrever para as aulas, não precisa se preocupar. Todas elas serão trasmitidas ao vivo. Com início nessa quarta-feira, dia 14 de setembro e término no dia 16 de novembro, as aulas acontecerão de forma online e síncrona, às quartas-feiras, de 17h às 20h, e serão transmitidas nos canais do NEPP-DH e MVDH no Youtube 

 

Confira a programação completa, sujeita a alterações.

 

14/09: Aula inaugural: Márcia Mura (liderança indígena). Mediação: Pedro Barreto (jornalista, pesquisador e professor do Nepp-DH).

 

21/09: Racismo estrutural e seus aspectos cotidianos: Fernanda Barros dos Santos (professora do Nepp-DH), Monique Paulla (pesquisadora), Conceição de Lissá (liderança religiosa) e Patrícia Félix (advogada e conselheira tutelar). Mediação: Ana Leone (liderança do movimento negro).

 

28/09: Violência contra mulheres e suas representações: Vitória Régia da Silva (jornalista), Laura Murray (professora do Nepp-DH), integrantes a confirmar. Mediação: Renata Saavedra (jornalista e pesquisadora).

 

05/10: A violência contra a população LGBTQIA+: Sara Wagner York (educadora, professora e ativista travesti) e Alexandre Bortolini (prof. Nepp-DH). Mediação: Vivian Fróes (musicista, cantora e militante do movimento trans).

 

19/10: Necropolítica, guerra às drogas e militarização da vida: Gizele Martins (jornalista, pesquisadora e ativista), Pedro Cláudio Cunca Bocayuva (professor do Nepp-DH), Júlio José de Araújo Júnior (representante da ABJD). Mediação: Fabio Leon (jornalista do Fórum Grita Baixada).

 

26/10: Encarceramento em massa: Kátia Sento Sé Melo (professora e pesquisadora da UFRJ), Guilherme Pimentel (ouvidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro), integrantes a confirmar. Mediação: Vanusa Maria de Melo (professora e pesquisadora).

 

09/11: Comunicação comunitária e outras narrativas não-hegemônicas: Kátia Brasil (Agência Amazônia Real), Viviane Tavares (Intervozes), Augusto Perillo (EmBaixada), Euro Mascarenhas (NPC), Fábio Caffé e Thaís Alvarenga (fotógrafos). Mediação:  Akemi Nitahara (jornalista e pesquisadora).

 

16/11: Cultura como resistência: Ana Mumbuca (escritora e poeta quilombola) e Thiago Hakyi (escritor indígena). Mediação: Patrícia da Veiga (jornalista e pesquisadora).