Bom Pastor jan 2018 (2).jpg

01 de fevereiro

Apostando mais uma vez na educação popular

FGB participa de planejamento estratégico de pré-vestibular comunitário da paróquia de Bom Pastor.

 

O ano mal começou e o Núcleo Bom Pastor (Belford Roxo) do Fórum Grita Baixada já está determinado a arregaçar as mangas. Na última segunda-feira (29/01) a articuladora de territórios, Lorene Maia, participou da primeira reunião de planejamento do pré-vestibular comunitário que funciona na paróquia da igreja católica da comunidade, junto com os educadores Rafael Andrade (Uneafro), Marta Batista (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social – NIDES/UFRJ) e Raul Oliveira, professor de sociologia voluntário.

 

O ano que passou foi marcante, segundo Rafael Andrade, do Uneafro. Foi um ano de reafirmação da autoestima racial dos alunos. “Os alunos queriam conhecer as histórias de violações de Direitos Humanos e como esse processo se dava em várias esferas. Levamos eles ao Cais do Valongo  e ao Morro da Conceição, ambos no Centro do Rio”. Mas reconhece que há muitos desafios a serem contornados. “Muitos dos alunos sofrem com a questão da mobilidade. Eles não têm dinheiro pra vir pra cá, nem pra fazer um lanche”, explica Andrade.   

 

Além de pensar as temáticas e os processos teórico-metodológicos, a junta de professores demonstrou bastante preocupação com as discussões emancipatórias em relação ao retrocesso de direitos básicos individuais do governo Temer, como também quer promover um resgaste afirmativo da própria comunidade, contando com módulos que abordem a historiografia de Belford Roxo.

 

“O Fórum Grita Baixada vai manter a parceria com o projeto, contribuindo principalmente nas discussões de temas transversais. Vamos qualificar a agenda das discussões do Núcleo, de forma que ela siga a agenda mensal de discussões do FGB, mas não é uma regra rígida, também podemos demandar temas que surjam no cotidiano do curso”, escreveu a professora Marta em relatoria sobre a reunião.

 

Dessa forma, ficou sistematizada a seguinte agenda:

 

19/2 a 02/03 - Chamada dos educadores

26/2 a 09/03 - Divulgação nas escolas / chamada para os educandos

10/03 - Atividade de formação dos educadores

17/03 - Aula inaugural

Da esquerda pra direita: Rafael Andrade (UNEAFRO), Marta Batista (NIDES-UFRJ), o professor de Sociologia, Raul Oliveira e Lorene Maia, articuladora de territórios do Fórum Grita Baixada. 

Bom Pastor jan 2018.jpg