cartografia lorene e fransergio.jpg

13 de julho de 2018.

Por mais atividades extracurriculares na periferia

Núcleo Lagoinha IntegrAção e Fórum Grita Baixada promovem atividades com alunos e fortalecem a parceria com o CIEP 188 no Bairro de Lagoinha em Nova Iguaçu

 

Por duas manhãs, nos dias 03 e 04 de julho, o Fórum Grita Baixada esteve presente em Lagoinha, bairro de Nova Iguaçu situado na Estrada de Madureira, para promover duas atividades no Ciep 188 – Mariano Flor Cavalcante, no âmbito da semana de atividades extracurriculares que compunha a culminância do projeto pedagógico da escola.


Na manhã no dia 03 de julho, o Fórum Grita Baixada, representado por Lorene Maia (articuladora de território) e Fransergio Goulart (especialista em políticas e programas de direitos humanos e juventudes), promoveu uma atividade cartográfica participativa, produzindo conhecimento em conjunto com os alunos, por meio da Cartografia Social (importante instrumento de disputa de narrativas).


A Cartografia Social tem sido reconhecida como uma importante ferramenta que permite às populações locais produzir mapas dos territórios que ocupam, funcionando como uma contranarrativa dos habitantes às narrativas oficialmente reconhecidas sobre seus territórios, principalmente os periféricos, a fim de fazer valer o ponto de vista dessas populações.


Dessa forma, a proposta da atividade foi desenvolver, a partir do conhecimento dos próprios alunos sobre as cartografias que já haviam tudo contato ao longo de suas vidas, cartografias próprias de Lagoinha. Quatro grupos foram formados e cada grupo pôde produzir seu próprio mapa, baseando-se no que achavam mais importante representar. Como resultado quatro mapas diferentes: uma bela demonstração de como grupos distintos e que experienciam o espaço de formas diversas, enxergam o mesmo território cada um à sua maneira, tendo como princípios a vivência e a experimentação de cada um.


A atividade teve o objetivo de demonstrar que todos podem ser protagonistas de narrativas que são verdadeiras. O Fórum Grita Baixada entende que, cada vez mais, é preciso formar cidadãos que entendam a importância de contrapor aos movimentos hegemônicos. É por isso que a Cartografia Social foi utilizada como instrumento capaz de demonstrar como a verdade sobre um local só depende do ponto de vista e dos interesses de quem está narrando.


No dia seguinte, 04 de julho, foi a vez das integrantes do núcleo Lagoinha IntegrAção, Tais Côgo e Vanúsia Amaral, realizarem um bate papo com os alunos do Ciep 188. A roda de conversa teve como objetivo falar sobre valores e perspectivas, o que rendeu uma incrível troca com os 20 alunos presentes.


No primeiro momento, quatro alunos foram provocados a recitar o poema "De mãos dadas"; do poeta brasileiro Sérgio Vaz e, logo após, realizaram uma reflexão deste poema que expõe a importância da união. No segundo momento, os alunos participaram da dinâmica do abraço que tinha um único objetivo: falar do toque, do sentir o outro... como instrumento de ruptura com uma sociedade individualista e violenta. Foi um momento de distração entre os jovens, mas também de aproximação.


Por fim, a psicóloga Vanúsia promoveu uma conversa com os alunos com a finalidade de pontuar elementos importantes para o bem viver de uma comunidade escolar, tal como o respeito. Além disso, a integrante, que também é moradora do bairro, falou para os alunos sobre sua trajetória difícil, mas vitoriosa (terminou os estudos já adulta por conta de um contexto de desigualdades que viveu no nordeste e também no Rio de Janeiro, e hoje atua como psicóloga).

Vanisia 2.jpg