18814938_1270035009712963_6135730989464411271_o.jpg

24 de outubro

Debate sobre acesso a ensino superior para jovens estudantes da periferia, organizado pelo Núcleo Lagoinha do Fórum Grita Baixada, tenta desmistificar mitos e realidades

 

Para muitos jovens das periferias da Baixada, ter uma oportunidade de melhorar de vida, através de estudos mais qualificados é quase uma fantasia. Muitos pensam que é preciso gastar pequenas fortunas em faculdades privadas para se ter uma boa colocação profissional no futuro ou iniciar uma pesquisa acadêmica. Pensando em mudar esses e outros pensamentos, integrantes do Núcleo Lagoinha do Fórum Grita Baixada, resolveram organizar um debate na comunidade de Nova Iguaçu para abrir os corações e mentes da juventude local e fazê-los crer que tais possibilidades não são tão distantes quanto pensam.  

 

Por isso acontecerá na próxima sexta, dia 27, de 9h00 às 12h00 um debate sobre Educação com o tema “Ações Afirmativas para o Acesso ao Nível Superior”. O evento é uma iniciativa da diretora do CIEP 188 - Mariano Flor Cavalcante, Mônica Paradela.  Também participará do evento, a União dos Bombeiros Civis e Amigos do Estado do Rio de Janeiro – Ubcaerj que há um bom tempo realiza importante trabalho de recuperação social nos adolescentes da localidade.

 

“Pensamos em fazer esse debate, pois a falta de informação entre os estudantes do CIEP é assustadora. Muitos nunca ouviram falar em Enem, Sisu. Eles já tem traçadas as suas metas mesmo sem querer seguir esses caminhos. É comum escutar que vão casar, ter filhos e vão vender alguma coisa no comércio, se tornar feirante, mecânico. Raríssimos são aqueles que querem virar um economista, uma professora.”, afirma Silvana Francisco, do Núcleo Lagoinha do Fórum Grita Baixada.

 

Ela diz também que o debate é uma tentativa de se desmistificar lendas como, por exemplo, que reforçam a ideia de que cursar o ensino superior seja apenas um direito de privilegiados  e/ ou endinheirados. “A maioria  jamais imaginou que a Universidade Rural do Rio de Janeiro fosse um centro de ensino público e que ali as pessoas estudam de graça", explica Silvana. .   

 

A escolha dos convidados para este debate foi proposital exatamente para se fornecer um caráter mais realista às percepções a serem alcançadas.  Luma Miranda, por exemplo, é  doutoranda pela UFRJ e mora nas imediações de Cabuçu, bairro próximo de Lagoinha.  Os outros convidados são Douglas Almeida, articulador de incidência da Casa Fluminense, Periferia ODS, Rafael Andrade, coordenador do UNEAFRO e Reimont Ottoni, vereador e membro da Comissão de Educação do Rio de Janeiro.  

 

SERVIÇO 

O quê: I Debate sobre Educação de Lagoinha – Tema: Ações Afirmativas de Acesso ao Ensino Superior

Onde: CIEP 188 – Mariano Flor Cavalcanti. Rua Sibipiruna, s/n0.  – Lagoinha, Nova Iguaçu.  

Quando: Sexta, 27 de outubro

Horário: 9h às 12h

Lagoinha.jpg

Haverá participação dos bombeiros mirins do UBCAERJ - Projeto Lagoinha.