Radio novos Rumos ao vivo.png

Adriano de Araujo, coordenador do FGB (à esq) , Rafaela Abergaria, ativista em prol da mobilidade urbana e Altamiro "Mirim" Costa, diretor de comunicação da Radio Novos Mundos FM. Imagem: reprodução de vídeo feita pelo programa Som Maior 

04 de setembro 

FGB ganha espaço na mídia comunitária de Queimados para

tratar de temas relevantes da Baixada Fluminense

 

Neste último sábado (2/9) o que já era uma rotina esporádica, virou um convite formalizado. Depois da segunda participação do Fórum Grita Baixada no programa Som Maior, que pertence a programação da rádio, o titular do programa, o apresentador, músico e produtor cultural, Marcos Goulart, além do diretor de comunicação da Radio Novos Rumos 98.7 FM, Altamiro “Mirim” Costa, solicitaram a participação fixa da instituição no quadro, em que os temas sobre violência, racismo, segurança pública e direitos humanos serão amplamente debatidos.  

 

Além do coordenador do FGB, Adriano de Araujo e do jornalista Fabio Leon, assessor de comunicação da instituição, outras três presenças são garantidas nessa roda de conversa democrática. A ativista Rafaela Albergaria, que milita nas questões concernentes ao transporte público e a mobilidade urbana, a professora do CEDERJ, Aline Santana e a pesquisadora da UFRJ, Lilian Barbosa, que se revezam na tarefa de transmitir informações e dados atualizados.

 

Na última conversa desse sábado, Araújo, por exemplo, falou sobre “o estado de guerra” que se abate sobre o Rio de Janeiro. Assunto também abordado por Leon, que debateu a declaração bélica recentemente amplificada pelo jornal Extra e a contagem dos 100 policiais militares mortos (leia mais no artigo também postado essa semana), que só fez aumentar o processo de geração de tensão protagonizado pela mídia. A repercussão da segunda roda de conversa protagonizada pelo Fórum Grita Baixada no programa Som Maior foi tão positiva que o diretor de comunicação da rádio comunitária, Altamiro “Mirim” Costa entrou ao vivo no programa e elogiou a participação dos integrantes. “É essa a essência de uma rádio comunitária. Estarmos conversando sobre a violência. Através dessa mídia alternativa é que a população que vem lá debaixo e não quer ficar à mercê apenas das informações da mídia hegemônica vai se fazer representada”, afirmou Mirim.  

 

Tudo começou no dia 17 de agosto, durante reunião na Igreja Nossa Senhora da Conceição no centro de Queimados, organizado pelo articulador do FGB Douglas Almeida. Com o objetivo de reunir a população local para se discutir problemas da região, sob a perspectiva da violência e da segurança pública, o músico e apresentador do programa Som Maior, Marcos Goulart, fez o primeiro convite. Apreciou a inciativa daquele debate e perguntou se a instituição poderia participar de um programa ao vivo na rádio Novos Rumos FM dali a duas semanas. A partir daí resultou-se em uma parceria que renderá muitos frutos para a luta por direitos na Baixada.  

Radio Novos Rumos.jpg

Primeiro programa realizado em meados de agosto na Radio Novos Rumos